O embate político nas redes sociais começa com larga vantagem para a presidenta Dilma Rousseff. Segundo levantamento da agência R18, ela foi citada em 82,9% dos 1,5 milhão posts analisados entre 16 de abril e 15 de maio.
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, foi citado em 11,4% deles e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em 5,7%.
A pesquisa detectou 3.461 mensagens de eleitores que resolveram antecipar sua declaração de voto, com 89,8% favoráveis à Dilma. Aécio recebeu 10% e Campos, 0,2%.
Nos 30 dias pesquisados, Dilma atingiu o pico de 90 mil posts em 15 de maio, quando houve manifestações de grevistas e protestos anti-Copa.
O maior volume sobre Aécio foram os 17 mil do dia 9 de maio, quando Marina Silva disse que ele “cheira a derrota”.
Já Campos passara quase o mês todo abaixo de duas mil citações diárias, chegou a um pico de 16,2 mil posts no dia 15, quando a greve dos PMs levou Recife (PE) a uma onda de saques. Nesse dia,  ele postou uma foto em seu Facebook, descontraído, dentro de um jatinho rumo a São Paulo.
Pontos fortes – Dentre os posts que citam Dilma, as políticas de Saúde foram citadas 58,8 mil vezes,m sendo 6,2 mil referentes ao programa Mais Médicos.
O transporte vem sem segundo lugar, com 17,4 mil citações. O desempenho nas pesquisas (21,3 mil posts) e a atuação como senador de oposição (6,5 mil) foram a maioria das citações a Aécio, cujos pontos fracos foram o cartel do metrô paulista e as críticas à sua vida pessoal.
Para Campos, a foto no jatinho rendeu a maior parte (82%) das menções negativas, seguida da investigação da CPI da Petrobrás sobre o porto de Suape (6,5%).
Pesquisa Ibope divulgada nesta semana registrou que Dilma tem a preferência nas intenções de voto de 40% população, seguida de Aécio, com 20%,  e Campos, 11%.
Da Redação da Agência PT de Notícias