terça-feira, 31 de dezembro de 2013

‘Economist’ derruba mito do crescimento brasileiro Revista inglesa mostra quais são os países a coincidir com o PIB e a população dos estados brasileiros*

A ideia de que o Brasil está na vanguarda de um grupo de países emergentes no caminho de se tornar uma superpotência econômica é tão amplamente aceita, que chegou a ficar batida. Mas até que ponto essa afirmação é verdadeira? Uma forma de conseguir uma resposta rápida é comparar os estados brasileiros com países. O mapa abaixo apresenta equivalentes nacionais de PIB, PIB per capita e população para cada um dos estados brasileiros.
O mapa apresenta algumas curiosidades: quem saberia que o estado de Alagoas, mais famoso por seu índice de assassinatos do que por suas praias magníficas, tem o mesmo PIB per capita da China? O mapa também sugere que mesmo os estados ricos do sul e do sudeste ainda têm um longo caminho a percorrer antes de serem comparados a países ricos do hemisfério norte. Os gaúchos no Rio Grande do Sul certamente não ficarão em êxtase ao saber que seu PIB per capita está próximo do registrado no Gabão.

Países com o mesmo PIB per capita de estados brasileiros 
 
Países com PIBs per capita equivalentes a estados brasileiros                                               Países com populações equivalentes a estados brasileiros


Comparing Brazilian states with countries

Compare-cabana

Which countries match the GDP and population of Brazil's states?

THE notion that Brazil is in the vanguard of a group of emerging countries on their way to economic superpower-dom is so widely accepted as to have become trite. But how far along this road is Brazil? One way to get a quick answer is to compare Brazilian states with countries. The map below presents country equivalents for every state in terms of GDP, GDP per person and population. It throws up some curiosities: who knew that Alagoas, a state in the north-east that is currently more famous for its murder rate than for its magnificent beaches, has the same GDP per person as China? It also suggests that even the comparatively rich states in the south and south-east have some way to go before they can be compared with wealthy places in the northern hemisphere. The gauchos of Rio Grande do Sul will not necessarily be delighted to learn that GDP per person in their state is close to that of Gabon.


7 comentários:

  1. olha que legal. agora soma tudo. Pra um país que experimenta a democracia por tão pouco tempo estamos progredindo sim. Por exemplo, o meu estado Rondônia tem a renda per capta igual a Costa Rica isso levando-se em consideração que o nosso estado tem apenas 44 anos. Rondônia é um estado rico em minério, ouro, cassiterita, pedra preciosas, agricultura e pecuária, menos de 50 e já alcançamos tudo isso. E olha que a soja do mato grosso, pará e outros estados vêem em grande parte para o porto graneleiro de Porto Velho e nem duplicação da rodovia foi feita ainda. A segunda maior hidrelétrica do Brasil , complexo do madeira, gerando riqueza pra quem? Sul e Sudeste não fica porra nenhuma aqui de ICMS, ai vem o estado do Rio de Janeiro e quer a grana do pré-sal todinho como se fosse dona das riquezas do sub-solo que nem está dentro do estado do rio de janeiro e sim em mar aberto. Então é o seguinte, vamos fazer certo, ICMS na origem PARA AS HIDRELÉTRICAS TAMBÉM, em pouco tempo esse estatística iria se reverter, os estados mais ricos seriam Paraná, Pará, Rondônia, Rio de janeiro, Espirito Santos e São Paulo. Isso por que ICMS na origem iria atrair as grandes industria para esses estados. Então, esses camaradas que fazem pesquisas sobre o Brasil pouco entendem sobre o assunto realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEPARAR O BRASIL SEGUINDO AS 5 REGIÕES, PRONTO, SERIA A MELHOR COISA PARA TODOS

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo Batista - Não diga burrice. Os estados do Sul e Sudeste são os que mais pagam impostos ao governo federal. Seu estado vive as custas dos outros. Veja ai: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=682

    Singapura um minúsculo país, sem riquezas minerais e petróleo e lá não existe miséria. E sem contar que eles transformaram o país em 40 anos.
    https://www.youtube.com/watch?v=8GUGQNQowh8

    ResponderExcluir
  4. VIVEMOS EM UMA DITADURA IMPOSTA PELO PT, NÃO HÁ DEMOCRACIA QUANDO NÃO SÃO RESPEITADOS DIREITOS BÁSICOS DOS CIDADÃOS, NÃO HÁ LEI, NÃO HÁ CADEIAS, NÃO HÁ SAÚDE, NÃO HÁ EDUCAÇÃO E NÃO HÁ SEGURANÇA. NUNCA ESTIVEMOS PIOR.
    VIVA A DITATURA DEMOCRATICA DO PT, VIVA OS CARTÕESE BOLSA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  5. Governo faz "trapaça" com Petrobras e esconde pior balança comercial desde 1998 - InfoMoney
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/3130502/governo-faz-trapaca-com-petrobras-esconde-pior-balanca-comercial-desde

    ResponderExcluir
  6. Coca-Cola 2l no Brasil U$ 1.6
    Coca-Cola nos EUA U$ 1.0
    Corola no Brasil U$ 30.000
    Corola nos EUA U$ 17.000
    Casa moderna na Florida U$ 120.000
    Casa moderna(KKKK) em Floripa U$ 300.000
    Salário mínimo nos EUA U$ 1.200 ( 7.13 por hora)
    Salário mínimo no Brasil U$ 300 (> de 2.00 por hora)

    ResponderExcluir