sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Conheça e Assista os 3 filmes sobre Cuba que seu professor de esquerda não quer que você veja


Durante mais de meio século, a indústria cinematográfica mundial foi dominada por gerações de produtores e realizadores formados na dura rotina dos estúdios e educados sob as regras de uma concorrência feroz. A proliferação de cursos de cinema nas universidades e a virada da contracultura dos anos 1960, com o consequente aumento da intervenção estatal no mercado e a aproximação entre políticos de esquerda e cineastas, modificou a natureza de grande parte das produções. O resultado é que, desde então, há um predomínio da cultura esquerdista de modo geral na temática e no universo de referência dos filmes. Não demorou para que acadêmicos e estudiosos marxistas passassem a usar os próprios filmes como poderoso material de proselitismo em sala de aula, influenciando milhões de estudantes e distorcendo a visão e a análise de pontos importantes para a compreensão da política, da sociedade e da história humana.

Identificado e especificado tal problema, vou sugerir aqui um contraponto a essa abordagem. Apresentarei separadamente listas de filmes e seriados que permitem uma visão alternativa a respeito de temas que a esquerda costuma usar para fazer propaganda ideológica, especialmente nas salas de aula. Estou priorizando títulos que são mais fáceis de encontrar. Se o seu professor usou filme em sala de aula para fazer propaganda ideológica em cima de algum dos temas, sugira um contraponto com um filme desta lista.
Lembro que estas não serão listas definitivas, como seria impossível de se conceber. Proponha e indique outros títulos também nos comentários. Nunca se esqueça de que filmes são um recorte inevitavelmente sintético da realidade, sendo impossível que cada um deles contenha todas as inúmeras variações possíveis a respeito de cada tema. Da mesma forma, não estou corroborando integralmente a eventual abordagem de qualquer dos filmes da lista: use seu próprio discernimento e senso crítico para extrair o melhor de cada um.
Não espere demais de um filme: um filme não é uma tese, sequer é uma obra literária. Pense: o conteúdo de um filme pode ser conhecido em duas horas de projeção (às vezes menos). Quanto tempo se leva para ler um livro inteiro? Um dia, no mínimo, mas geralmente muito mais. Não espere demais dos filmes. Eles são gatilhos excelentes e expressam ideias de uma forma muitas vezes arrebatadora, mas na maioria dos casos prepõem questões cujas respostas não podem ser encontradas nas duas horas de projeção. Use os filmes para se familiarizar com diferentes pontos de vista e abrir a discussão.
Iniciando a série, vamos conhecer a Cuba real através de alguns filmes especiais?
A Cidade Perdida (The Lost City, 2005) – Drama





Tópicos de interesse: Cuba, revolução, comunismo, Che Guevara, Fidel Castro, ditadura, censura, intervenção estatal
Um retrato emocional e melancólico da inominável violência dos comunistas contra o povo cubano. Destaque para a cena onde o “jazz” é proibido numa casa de espetáculos por uma sindicalista raivosa.
Diretor: Andy Garcia
Com: Andy Garcia, Bill Murray, Dustin Hoffman e Inés Sastre

Che Guevara – Anatomia de um Psicopata (2005) – Documentário




TÓPICOS DE INTERESSE: Cuba, comunismo, ditadura, Che Guevara, revolução
A face real do psicopata assassino Che Guevara, sem retoques. Um ótimo antídoto para sua outra biografia, dirigida por um cineasta brasileiro que, além de banqueiro (ou filho de banqueiro, o que na prática dá na mesma) também parece ser socialista.
Diretor: Luis Guardia




Antes do Anoitecer (Before Night Falls, 2000) –




 TÓPICOS DE INTERESSE: Cuba, comunismo, ditadura, tolerância, LGBT, gay, tortura, repressão
Perseguição a homossexuais e censura na Cuba comunista. História real num recorte bastante sensível baseado na vida do poeta e novelista cubano Reinaldo Arenas.
Diretor: Julian Schnabel
Com: Javier Bardem, Johnny Deep e Olatz Goméz Garmendia




fonte: http://www.ilisp.org/artigos/3-filmes-sobre-cuba-que-seu-professor-de-esquerda-nao-quer-que-voce-veja/

3 comentários:

  1. 928Bet เว็บคาสิโนออนไลน์ ยอดนิยมอันดับ 1 ของประเทศไทย ที่มี User เข้าใช้งานมากกว่า 1 ล้านคน มีเกมส์คาสิโนออนไลน์บนมือถือ มากกว่า 1,000 เกมส์ เช่น สล็อตออนไลน์, บาคาร่าออนไลน์, แทงบอลออนไลน์, หวยออนไลน์, เกมยิงปลา, โป๊กเกอร์, คีโน, เสือ-มังกร ฯ เป็นต้น.

    เพราะเว็บไซด์ของเรามีระบบการดูแลลูกค้า ระดับมาตรฐานสากล มีคอลเซนเตอร์ คอยดูแลรักษาระบบ คอยรับฟังให้คำปรึกษา ช่วยเหลือแก้ไขปัญหา ตลอด 24 ชั่วโมง 24/7.

    agent 928bet

    ResponderExcluir
  2. This design is incredible! You definitely know how to keep a reader amused. I was almost moved to start my own blog
    majortotositepro2
    racesitepro2
    oncasinositenet2
    totopickpro2

    ResponderExcluir
  3. 스포츠중계 Hi there very cool web site!! Guy .. Excellent ..
    Superb .. I will bookmark your web site and take
    the feeds additionally? I'm glad to search out a
    lot of useful info hede wituin thhe submit, we'd like work oout more strategies

    ResponderExcluir