terça-feira, 27 de novembro de 2012

Do Alerta Total -Irada com escândalos, Dilma desliga telefone na cara de Cabral por marcha sobre royalties do petróleo

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net 

Exclusivo - Talvez pressionada emocionalmente pela ação da Polícia Federal que compromete ela, Lula e Dirceu com um esquema mafioso no terceiro escalão do governo e apavorada com os processos judiciais que tomará de investidores da Petrobras e Eletrobras, a Presidenta Dilma Rousseff cometeu ontem à noite um de seus mais comprometedores erros políticos, capazes de lhe tirar a sustentabilidade no meio do mandato.

Irada com as 200 mil pessoas que tomaram o Centro do Rio de Janeiro para a megapasseata “Veta, Dilma: contra a injustiça, em defesa do Rio”, Dilma saiu do sério e praticamente rompeu com Sérgio Cabral Filho. Depois de brigar com Cabralzinho, sentindo-se traída pela manifestação que desgasta a imagem dela por causa dos bilhões de reais dos royalties do petróleo, Dilma desligou o telefone na cara do governador e o deixou falando sozinho.

O descontrole emocional de Dilma, que estava demorando a se manifestar publicamente, pode gerar problemas para ela com a base aliada do PMDB. O maior partido de sustentação tem tudo para abandonar o Titanic do PT, sob sério risco de afundar com a Operação Porto Seguro. Dilma devia saber que governos, muitas vezes, são derrubados por bobagens de gestão política – e não pelas grandes denúncias de corrupção, que por aqui costumam sempre acabar em pizza.

Dilma se descontrolou ao ver, pela televisão, cerca de 200 mil pessoas participarando da passeata contra as novas regras de distribuição dos royalties. Mas, se Dilma não vetar a nova Lei dos Royalties, quem vai ficar descontrolada é a economia do Rio de Janeiro. O desastroso projeto pode tirar R$ 2,079 bilhões do estado apenas em 2013. Pelo telefonema dado a Cabral, tudo indica que Dilma deixará o RJ se ferrar. Junto com o Espírito Santo. Tudo para satisfazer uma suposta maioria da base aliada.

Cabral não pode brigar com Dilma. Nem ela com ele. A quebra da relação pode ter consequências muito ruins para Dilma. Se um perder a proteção política do outro, ambos podem sair destruídos da História. Dilma ainda tem dois anos para completar o mandato, com previsão de estouro de muitos escândalos, quase certo rompimento com o PT e crise econômica para botar mais fogo nos problemas políticos. A boa popularidade de agora pode se transformar em impopularidade, de uma hora para outra.

Cachoeira envenenado?

Informação que começou a circular hoje cedo em Brasília - a capital interplanetária dos boatos.

Carlinhos Cachoeira estaria internado, em estado grave, no Hospital neurológico de Goiania, com sintomas de alta depressão, mas que pode ter sido vítima de envenenamento.

O crime teria sido praticado por especialistas ucranianos em um restaurante onde Cachoeira comeu com a mulher no final de semana.

Investiga-se que os dois sujeitos, que ficaram hospedados em Goiania, vazaram do Brasil abandonando bagagens no hotel...

Bomba para Dilma

Associação dos Investidores no Mercado de Capitais convoca todos aqueles que possuam ou sejam responsáveis por investimentos nas empresas abertas do setor elétrico para exercerem seus direitos políticos.

Presidida por Mauro Cunha, a Amec prega que exercer os direitos de acionista é a única atitude compatível com o regime de deveres fiduciários a que estão sujeitos os investidores institucionais, tais como fundos de investimento e fundos de pensão:

“Como em poucos momentos de nossa história, a presença de proprietários informados e diligentes neste momento é fundamental para a preservação dos investimentos dos acionistas e para o futuro do nosso mercado de capitais”.

Novo escândalo

Dilma e a petralhada devem se preocupar com a revelação de escândalos que podem transformar o Rosegate em uma inocente novela mexicana sobre amor e corrupção.

O próximo alvo são negócios suspeitos feitos entre gestores de fundo de pensão, ligadíssimos ao PT, e bancos e corretoras sob risco de falência.

Já investigado pelo Banco Central do Brasil e pela Polícia Federal, o rolo de pura picaretagem envolve fundos de previdência, privados e públicos, de vários estados e municipios.



O sofá é o culpado?

A Presidenta Dilma resolveu acabar com o cargo de chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.

Dilma deseja eliminar qualquer vestígio de influência da ex-assessora presidencial Rosemary Nóvoa de Noronha no escritório.

Decisão mais sábia que essa só aquela resolução lusitana de um ex-presidente da piada que jogou o sofá pela janela depois que alegou ter sido traído pela mulher que amava assessorá-lo...

De todo modo, a filha de Rose, Mirelle Oshiro, já perdeu seu cargo comissionado na ANAC...

Domínio dos fatos

A Presidenta tenta tirar o dela da reta sobre o domínio dos fatos revelados pela Operação Porto Seguro.

Dilma joga para Gleisi Hoffmann as explicações sobre a atuação de Rosemary de Noronha como chefe de gabinete da presidência em São Paulo.

Gleisi Hoffmann foi posta na saia justa porque, em tese, Rose era subordinada à Chefia da Casa Civil.

Mas o jogo de cena de Dilma deve adiantar de nada, já que Rose respondia diretamente por seus atos aos amigos Lula e José Dirceu... 

Liquidação geral

Caso as gravações feitas pela Polícia Federal vazem, Lula estará liquidado politicamente”.

A opinião é de um empresário que conhece bem detalhes íntimos da vida de Luiz Inácio Lula da Silva.

O anônimo alfinetador ressalta que Rose sempre servia a Lula e Dirceu, embora fosse, em tese, subordinada a Dilma – que não vai poder dar uma de apedeuta e alegar que de nada sabia...

Tirar o corpo não resolve

Do jornalista Lauro Jardim, no Radar da Veja on line:

Em 2005, no auge do escândalo do mensalão, Lula disse publicamente:

- Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento.

Agora, em meio às revelações do caso Rosemary, manda essa:

- Eu me sinto apunhalado pelas costas.



Recordar é...

Ficar PT da vida com a Revista Veja...

No site deles, mais precisamente no blog do Augusto Nunes, são reproduzidos os diálogos de pessoas muito próximas de Celso Daniel, uma semana depois do hediondo crime de sequestro, tortura com sevícias e assassinato do cadáver politicamente insepulto.

Destaque para as falas de Gilberto Carvalho e Ivone Santana:

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/ivone-santana 

Intentona Comunista

O Exército presta hoje uma homenagem às vítimas da insanidade e do terrorismo comunista no Brasil.

Militares recordam a intentona comunista de 27 de novembro de 1935:



Fogo no General

O Globo chiou porque a Chefona-em-comando das Forças Armadas, Dilma Rousseff, nomeou como coordenador das Forças Armadas para os grandes eventos que serão realizados nos próximos anos no Brasil, um oficial que responde a processo no Tribunal de Contas da União.

O general Jamil Megid Júnior responde no TCU como ordenador de despesas responsável por indícios de superfaturamento de R$ 2,6 milhões em contratos para os Jogos Mundiais Militares de 2011. 

O militar vai vai assessorar o Estado-Maior das Forças Armadas nas ações dos militares para proteger a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). 

Mesmo que a culpa tenha sido da inoperante burocracia federal – e não diretamente do militar, este é mais um caso para se queimar o filme do Exército Brasileiro – uma velha tática usada pela petralhada quando o deles fica na reta, em escândalos do tipo batom na cueca, como o Rosegate.

Denúncia a ser apurada

Um anônimo leitor do Alerta Total faz uma grave denúncia, sem apresentar provas concretas, e ainda tira onda com a minha cara, dizendo duvidar que “o tal jornalista independente Jorge Serrão” publique:

Tem um Sargento do Exército que depois que denunciou um coronel (o denunciante revela o nome em caixa alt) junto ao MPF-AM e Justiça Federal, não tem mais sossego em sua vida. Apesar do Coronel ser um fraudador de licitações públicas de mão cheia (ladrão) que enrica ilicitamente a cada dia, ninguém consegue investigá-lo e puni-lo, pois o mesmo é um MAÇOM e sua máfia não deixa o Sargento ganhar uma na Justiça Federal. Os irmãozinhos da casa da corrupção Maçonaria acionam seus tentáculos na justiça e os juízes imorais aceitam a transparência corrupta da ordem do satanás”.

Se o anônimo e o sargento fornecerem provas, o Alerta Total divulga tudo, como de costume.

Do contrário, uma ação isolada de um oficial e maçom não pode ser usada para detonar o Exército e nem a ordem maçônica (onde o Grande Empreiteiro do Universo sabe que existem muitos picaretas infiltrados)...

Venda ilegal de informações

Só agora resolveram apurar uma das quadrilhas especializadas em traficar informações públicas e sigilosas, para chantagear e estorquir políticos e grandes empresas?

Por que será que tal investigação coincidiu com o caso Rosegate?

Será que foi mais uma tentativa de lançar um novo escândalo na mídia para tentar encobrir outro maior ainda?

Curiosamente, o miniescândalo corre no tradicional segredinho de justiça, para que ninguém saiba qual é o verdadeiro time de bandidos...

Investigue-se

O presidente do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa, deve lançar mão pesada sobre a investigação de suspeitas da existência, em varas empresariais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, de uma ação entre amigos destinada a presentear parentes e protegidos de juízes e desembargadores com a administração das massas falidas mais lucrativas.

Cusiosa é a reação corporativa das entidades representativas de magistrados, garantindo que nada existe de anormal nas indicações para gerir as massas falidas no RJ-RJ.

O negócio é muito lucrativo, principalmente quando a falência possui bens, mas não tem dinheiro, após os leilões, os administradores receberem remuneração que pode chegar a 5% do total dos ativos. 

Poesia jurídico-política

O ministro recém aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, vai lançar mais um livro de poesias.

Sétimo de sua carreira literária, o “DNAlma” terá algunas pérolas político-jurídicas em verso e prosa:

"As matas virgens são as que mais procriam";

"As fendas do ipê condenam o machado. E o crime é peculato";

"Os advogados de porta de cadeia terminam entrando".

Nova Escola de Base?

Uma professora de Educação física e sua auxiliar foram presas em flagrante e liberadas após pagamento de fiança, em uma escola para a Classe AAA da Zona Sul de São Paulo.

As duas podem ser indiciadas por homicídio culposo pela trágica morte de uma criança de quatro anos de idade, durante uma aula de natação.

O caso tem tudo para ganhar notoriedade olímpica na mídia e gigantesco rigor de apuração judicial, porque a vítima é filha de um juiz e de uma promotora de Justiça.

Antes que a mídia amestrada ajude a produzir uma nova Escola Parque com a exploração de uma tragédia para os pais, que pagavam uma fortuna pela educação da criança, é mais prudente aguardar a revelação do laudo pericial, para ter certeza se o menino morreu afogado por negligência das professoras, ou se sofreu um mal súbito que tirou sua vida dentro d´água.

Lição do Poodle

Um velho e desdentado poodle chamado “Leão” morreu ontem ao tentar defender ontem uma menina de 4 anos de idade do ataque de um pitbull, que invadiu uma casa na Estrada do Soturno, em Juquitiba (a 72 Km de São Paulo), enquanto três crianças brincavam no quintal.

Instintivamente, o pequeno poodle grudou no pescoço do cão invasor que entrou correndo atrás da pequena Yasmin, mas acabou levando a pior para o cão mais forte e feroz.

Graças à ação de defesa do cãozinho, o dono da casa, Vanderlei Lopes, conseguiu bater na cabeça do pitbull com uma escada de madeira, o que levou o invasor a se esconder atrás do tanque de lavar roupa.

Moral da História: Se a massa brasileira, com comportamento de poodle, tiver coragem de reagir contra os pitbulls da corrupção, talvez, quem sabe, os cãos que ladram e mordem o dinheiro público sejam postos para correr...

Laços de Família?

Pergunta idiota feita por um Senador da República analisando, com ironia, uma negociata romântica sob o aspecto familiar:

Será que a sobrinha toparia liberar um DNA de sua prole?

Segundo o Senador, o Tio pedirá, pelo amor dos seus filhinhos, para que isso jamais aconteça...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


fonte: Alerta Total