60 pérolas de páginas de direita no Facebook #2: o ódio ideológico não tem limites
Só falta mesmo a direita conservadora autora das imagens postadas aqui e no outro post quererem esta bandeira para o Brasil, que seria governado por ela tendo como princípio maior o ódio contra tudo o que seja de esquerda, popular e luta de minorias oprimidas.
Aviso: Leia imprescindivelmente as regras de comentários antes de vir comentar neste post. Comentários carregados de ódio, hostilidade, baixaria e preconceito (mesmo disfarçado de discordância) serão apagados tão logo eu os veja por aqui, e lamentações dos autores dos comentários apagados serão ignoradas.
O ódio que vi fluir em páginas da direita conservadora no Facebook é tamanho que mesmo 60 imagens não são suficientes para escancará-lo por inteiro. Daí eu resolvi trazer mais amostras desse sentimento tão destrutivo de que o conservadorismo brasileiro é rico, com este segundo post de pérolas que traz mais 60 figuras que mesclam, além de muito ódio, ignorância sociopolítica e histórica; humor involuntário; níveis variados de preconceito; fanatismo exacerbado contra a esquerda, o socialismo, o comunismo e os governos do PT e piadinhas sem graça que mostram como esse lado do espectro político é tão carregado de aversão aos Direitos Humanos, à democracia e às lutas populares por igualdade e liberdade.
Aliás, mesmo o conjunto total de 120 imagens-pérola que o Consciencia.blog.br traz e responde é insuficiente para expor todo o ódio presente em vastas regiões do lado direito da militância política brasileira, visto que evitei trazer diversas imagens de incitação explícita ao ódio homofóbico e misógino – e que o Facebook, em sua política estúpida de proteger conteúdos preconceituosos, se recusa a apagar mediante denúncias.
Nessa procura mais recente pelas 60 pérolas adicionais, eu até achei umas duas fanpages de direita cujas imagens predominantemente são de citações de conservadores, liberais-econômicos e neoliberais e colocam o ódio antiesquerdista e o preconceito em segundo plano. Mas percebi que tais páginas tiveram que usar citações, numa aparente incapacidade de se criar conteúdo próprio de apologia política e exposição de ideias sem ódio e preconceito.
Acredito que nem todo mundo vai “aguentar” visualizar 120 imagens com o que há de mais abjeto, antipopular, antidemocrático e antiminorias na militância política brasileira, portanto incentivo que você leia os dois posts só até onde aguentar. Mas também tenho a intenção de fazer destes dois posts um compêndio de imagens compartilhadas ou criadas por páginas conservadoras de modo que sirvam como conteúdo de apoio para futuros trabalhos acadêmicos nas áreas de Ciência Política, Sociologia, História e Filosofia e também para posts de outros blogs.
Me chamou a atenção também a incapacidade de tais páginas chamarem a sociedade em si, em especial os mais humildes, para se rebelar contra o sistema político brasileiro, preferindo elas, ao invés, invocar os militares a realizarem um golpe de Estado de modo a implantar uma ditadura de direita ou mesmo de extrema-direita. Provavelmente acreditam que, se for o povo a eventualmente fazer uma revolução que tire Dilma Rousseff do poder e substitua o regime político atual, o novo regime seria uma democracia popular, focada no combate aos privilégios das elites políticas, econômicas e religiosas e pelo menos na domesticação e reforma aprofundada do capitalismo brasileiro. E isso iria contrariar frontalmente os interesses daqueles que a direita tanto defende. Daí que defendam uma mudança política cujos únicos autores sejam as elites e os militares comandados por elas, algo de que o povo não participe e seja simplesmente um espectador submisso, coagidamente curvado às vontades dessas elites.
Pois bem, abaixo estão as 60 imagens adicionais obtidas de fanpages conservadoras, devidamente comentadas. Clique em cada imagem para vê-la em tamanho completo. E não se esqueça de visitar
o guia de falácias da Wikipédia para entender expressões muito usadas aqui como “espantalho”,
“reductio ad absurdum” e
“non sequitur”.
Já o povo adorou ser privado de direitos civis, políticos e humanos; censurado, torturado e assassinado por manifestar opiniões políticas que divergissem da ideologia do regime; empobrecido pelo arrocho salarial iniciado no “milagre econômico” (e proibido de se manifestar contra isso); submetido à alienação pelas emissoras de TV e pela propaganda; alheado do conhecimento sobre a corrupção que acontecia às escondidas nos poderes executivo e legislativo (e contra a qual ninguém podia protestar sob pena de ser preso, torturado e morto por “subversão”)… Né mesmo?
Lute pela soberania! Combata a democracia e as lutas populares e derrube o governo do PT para colocar um monarquista fanfarrão de extrema-direita no poder!
Malditos republicanos que acabaram com a grande experiência monarquista em que prevaleciam a escravidão, o voto censitário, as eleições fraudulentas e violentas em que só homens da elite podiam se candidatar e mulheres eram proibidas de votar, o Estado com religião oficial privilegiada, a falta de liberdade religiosa, o tratamento da mulher como propriedade do homem, o coronelismo, o analfabetismo quase generalizado, o ensino elitizado, todas essas coisas que faziam o Brasil ser uma grandiosa, livre e popular democracia!
Ou seja, se a direita aceita alguns poucos negros e algumas poucas mulheres, menos ainda negros e mulheres vindxs de classes pobres, na política e parte dela combateu o nazismo, não existe racismo nem machismo na direita e Hitler nunca foi de extrema-direita. É isso?
Pela liberdade de defender que homossexuais são inferiores, doentes e pecadores abomináveis e não merecem direitos! Pela liberdade de expressar preconceito, intolerância e ódio contra lésbicas, gays, bissexuais e trans*! Eu ainda pego na rua, aliás, aqueles que lutaram, nos anos 80, pela aprovação da lei antirracismo, que combateu os contrários à “agenda negra” e a liberdade de expressão dos racistas. #conservadorescontraoracismomasafavordahomofobia
Não façam a vontade do diabo do amor e da tolerância! Façam a vontade do nosso deus homofóbico, misógino, intolerante contra outras religiões, defensor da escravidão e que pune o amor com o inferno! Não deixem a militância LGBT defender a liberdade de orientação sexual e a tolerância nas forças armadas, no escotismo e nas escolas! A homofobia precisa prevalecer!
Na falta de argumentos válidos contra a vinda dos médicos cubanos, vamos ridicularizar mesmo, fazendo caricaturas ridículas e fazendo “Lalalalalá, não tô ouvindoooo…” para quem argumenta que os médicos cubanos são competentes.
Porque médicos que se ofereceram voluntariamente para auxiliar o atendimento médico no Brasil, têm conterrâneos trabalhando em todo o mundo (incluindo em diversos países ditos “desenvolvidos”) e não são nenhuma propriedade alheia são “escravos”. E não adianta refutar o argumento de que “médicos cubanos são escravos do comunismo (sic)” que a trupe conservadora não vai querer ouvir, tampouco acreditar.
Ou então você não vai encontrar nada disso sendo racionalmente defendido e só vai ver, ao invés, ódio reacionário contra a esquerda, o PT, o socialismo e o ideal comunista.
Maniqueísmo, com “direita heroica do bem X esquerda sanguinária do mal”, e paranoia antissocialista são as coisas mais comuns na direita brasileira. E adivinha quem essa mão verde representa.
O povo? Errou. As elites, os militares viúvos ou filhos da ditadura, os fundamentalistas religiosos, os grandes empresários e latifundiários e a classe média conservadora? Agora sim acertou.
Além de maniqueísmo extremo e ódio antissocialista/anticomunista, paranoia e conspiracionismo também são duas características abundantes na direita conservadora brasileira. Ora é um supostamente onipresente “comunismo” tomando o controle das instituições brasileiras, ora é o movimento LGBT querendo instaurar uma “ditadura”, ora é o feminismo “ameaçando” a integridade da sociedade… Preconceito, fanatismo, ódio irracional e muita paranoia andam todos de mãos dadas nas fileiras conservadoras.
De origem hispanófona mas compartilhada por fanpages direitistas brasileiras, essa imagem faz apologia à violência contra crianças, ao preconceito e à proibição da criança de ter o estilo de roupa e subcultura* urbana que quiser. Condiciona inferioridade e ridículo a gostos totalmente inofensivos como usar bonés. É essa a tal “liberdade” que alguns conservadores querem?
*Subcultura significa uma “cultura dentro da cultura”, e não uma cultura “inferior”.
Cultura de paz? Perigo de cidadãos matarem uns aos outros em brigas banais? Cidadãos armados morrendo na tentativa de reagir a assaltos? Tratamento das raízes da violência urbana? Bah…
Afinal, só existe um tipo de socialismo – o socialismo marxista corrompido em ditadura – e esse único tipo de socialismo é defendido como a utopia final pela esquerda. Mais um produto da Fantástica Fábrica de Espantalhos Conservar Ltda.
Mais ignorância e maniqueísmo. Adora-se na direita falar de “comunismo” sem sequer saber qual a definição de comunismo – e, claro, considerar esse “comunismo” praticamente uma criação do Satanás.
“Cristão que é cristão” não vota pela liberdade das mulheres e das pessoas LGBT. E votar “limpo” é votar para que essas pessoas continuem sempre privadas de direitos e as mulheres continuem sendo tratadas como seres inferiores a embriões sem senciência com uma semana de fecundos.
Eu sei que conservadorismo e maniqueísmo não têm nenhuma diferença entre si.
A direita tradicional, não aliada ao PT, se morde de raiva por ter perdido três eleições presidenciais seguidas. Por mais que Lula, Dilma, o PT e seus partidos aliados mais próximos tenham adotado políticas de direita; beneficiado os grandes empresários (especialmente bancos), os latifundiários e os fundamentalistas religiosos; afundado a consciência do povo trabalhador no consumismo e na ostentação e privatizado bens públicos (como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e jazidas de petróleo), a velha direita continua com o mesmo ódio fanático de sempre deles. Lula é tratado como um abominável chefe de quadrilha, um perigoso líder da corrupção, enquanto o FHC foi o mandatário de um governo com tanta ou mais corrupção do que os de Lula e Dilma mas jamais foi criticado, tampouco repudiado, por essa gente.
Cassar direitos das mulheres é liberdade. Forçar mulheres a sofrerem e crianças rejeitadas a nascerem e crescerem sem amor e condições é compaixão. Considerar mulheres adolescentes ou adultas moralmente inferiores a embriões de uma semana é justiça. Virar as costas para as crianças “salvas” do aborto depois de nascidas é amor à vida.
Muitos direitistas não só nunca saíram da Guerra Fria como desejam no fundo do coração participar de uma guerra “quente” contra a imaginária “ameaça comunista”. E é curioso ver conservadores falando de “justiça, liberdade, verdade e paz” quando o que mais se vê nos dois posts de pérolas direitistas aqui no blog são autênticos atentados e declarações de ameaça às quatro.
Grande parte dos conservadores odeiam programas como o Bolsa Família, uma das poucas obras dignas de elogio do governo Lula. Para manifestar esse ódio, tome distorções e mais distorções, como a falácia do espantalho acima de que o Bolsa Família desencorajaria a procura de emprego pelos adultos beneficiários – quando na verdade o benefício mensal em dinheiro a que eles têm direito, mesmo quando têm muitos filhos, é geralmente inferior ao salário mínimo que um emprego formal ou mesmo um trabalho de comerciante ambulante rende.
Apologia à violência policial contra pessoas que estão exercendo o direito democrático de manifestação. A gente vê na direita.
Direitos humanos, liberdade de amar e ser feliz do jeito que é, igualdade, democracia, justiça para quem é oprimido, respeito integral às diferenças, fim de privilégios, vida digna para todo mundo, uma sociedade sem preconceitos e discriminação… Essas coisas todas só fazem o Brasil mudar para pior, né mesmo?
Boicote quem defende os Direitos Humanos e as autênticas liberdades individuais (como de amar, de se vestir e se comportar como quiser, de casar-se, de viver sem ser vítima de preconceito, de ser feliz etc.) e promove o progresso dos valores ético-morais! Só vote em quem promove a estagnação moral, o preconceito, a proibição do livre amor e a opressão contra minorias!
“Não somos homofóbicos, apenas odiamos homossexuais, temos ódio pelo amor que sentem um pelo outro, queremos destruir os seus direitos e incitamos a violência contra eles!”
Um dos raros momentos em que o Facebook apaga um discurso de ódio. Essa gente contaminada pela intolerância deveria ficar feliz, já que são pouquíssimos os panfletos preconceituosos que o Facebook aceita apagar.
Hipocrisia é dizer que só está “opinando” e imediatamente em seguida difamar e caluniar homossexuais.
E quando os “bons profissionais pagos” não querem ser contratados para ir a municípios interioranos onde faltam médicos, e ainda protestam contra a providência alternativa e emergencial de contratar médicos estrangeiros com manifestações cujo um dos brados começa com
“Somos ricos, somos cultos”? E quando os médicos estrangeiros não são nenhum escravo (e a direita não quer acreditar nisso)?
Análise rasa e distorcida de fatos também é comum entre conservadores, como é o caso certas antifeministas “direitas” que chamam de “extremistas” quem reivindica o simples direito ao topless feminino e ainda confundem as feministas que fazem isso com as sexistas do Femen (que não são reconhecidas como feministas e só atrapalham a verdadeira luta feminista).
Mais um pouquinho de paranoia reacionária contra ameaças imaginárias e a favor da supressão do pouco de democracia que temos com um golpe militar pela instauração de uma ditadura de extrema-direita.
Golpe militar já! Pra combater a opressão instaurando um regime de opressão!
Eu sei que isso é uma tentativa (claramente fracassada) de fazer humor. Mas pensemos: quem ri de “humor” machista é boa pessoa?
Será que essa gente protege também quem defende Levítico 25:44 (“E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.”) e 1 Coríntios 14:34-35 (“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.“)?
Não seja manipulado! Pense além do senso comum! Desconfie, questione, pesquise! Faça o que dizemos mas não fazemos!
“Teoria socialista marxista = coisa de idiotas e burros. Teoria capitalista/conservadora/liberal-econômica = coisa de gente inteligente e culta.” Assim pensam os mestres do maniqueísmo, do ad hominem e da discussão de baixo nível.
Corruptos do PSDB, DEM, PMDB e outros partidos do centro para a direita foram absolvidos em CPIs que terminaram em pizza? Ok, tudo bem. Prováveis corruptos do PT correm o risco de serem julgados de novo por decisão de ministros do STF? COMUNISMO!!!!11!!1!!!1um!!1
Homofobia, machismo, antiesquerdismo, antiliberdade individual, tudo contra o “marxismo cultural”. Apostam quanto que a pessoa que fez essa imagem só não colocou um ícone do movimento negro coberto por um X porque tem medo de ser preso por racismo?
1. Golpe militar! O povo vai ganhar! De seus direitos os milicos vão privar! E das decisões políticas serão proibidos de participar e sequer opinar!
2. Conclamam os militares da reserva a usar de violência contra manifestantes nos protestos da esquerda, além de clamarem por golpe militar. E ainda chamam os esquerdistas de extremistas.
Doa a quem doer. Mesmo que doa no povo, nos mais pobres, em todos aqueles que protestam por justiça, direitos, dignidade e liberdade e vão ver o que ainda temos de democracia morrer mais uma vez.
Aceita um sorvete com bolas de reductio ad absurdum e falácia do espantalho, com cobertura de ignorância e reacionarismo?
Citações machistas. Porque usar de personalidades do passado (e do presente) para legitimar o machismo e reproduzir isso em fanpages de direita é cult, é chique.
Maldita OAB! Parem de reprimir quem luta contra os Direitos Humanos e incita o ódio contra minorias!
Obama, aquele que não fez nada para enfraquecer o poder das grandes corporações, se rendeu ao poder dos militares de seu país, viola as telecomunicações do mundo inteiro e quer empreender guerra contra a Síria, foi reeleito! Que triste! Os velhos EUA, paraíso das megaempresas bilionárias, superpotência militar, paraíso dos fundamentalistas cristãos, inferno dos direitos trabalhistas e das ideias anarquistas e comunistas, inimigos de Cuba e de outros países que não adotam o capitalismo como principal sistema socioeconômico, morreram, mesmo continuando os mesmos de sempre!
“Comunismo brasileiro”. Onde as grandes empresas (principalmente os bancos), os latifundiários e os fundamentalistas religiosos fazem a festa; não existe nenhum esforço de redistribuição agrária; protestos de esquerda são reprimidos com truculência e a maioria do povo vive alienada e hipnotizada pelo consumismo e pela ostentação.
MALDITOS
ROMANOS COMUNISTAS!!!!11!!1!!!1!um!!onze!!!1
Obs.: Veja essa imagem e em seguida reveja a primeira imagem conservadora deste post.
1. O “bolsa crack” já foi explicado em resposta a uma das imagens
do outro post. Recapitulando tudo:
Não basta propagar ódio e preconceito, a ordem na direita também é propagar boatos. A tal da “bolsa crack” na verdade se chama Cartão Recomeço e é um projeto de destinação de auxílio financeiro para o tratamento de dependentes químicos internados em clínicas terapêuticas. Nem o dependente nem sua família podem sacar esse dinheiro, uma vez que ele é destinado apenas à clínica. Há mais detalhes num FAQ no site do Governo de São Paulo. Detalhe: quem implementou o Cartão Recomeço foi o governador paulista Geraldo Alckmin, do PSDB (partido de direita que não é reconhecido como tal por conservadores extremistas), e o governo federal nada tem a ver com isso.
Obs.: O criador da imagem “Circo Brasil, aqui você é o palhaço” não inseriu esses adendos reacionários e não é culpado por sua imagem estar sendo distorcida por conservadores.
Corrupção (e ainda acobertada) nos governos FHC (federal), Serra e Alckmin (estaduais/SP)? Tudo bem, ok.
Corrupção no governo Lula? ABSURDO!!!11!1!!! COMUNISMO!!!11!!!1um!!1 GOLPE MILITAR JÁ!!!11!!!1!!1!!um!!!!!1
1. UNE e CUT se venderam ao governo do PT, são entidades pelegas governistas. Jamais iriam criticar o governo que os cooptou.
2. O MPL e o Black Bloc têm outros propósitos e objetivos, como a estatização e gratuidade do transporte público e o enfrentamento da violência policial e dos símbolos do capitalismo.
3. Não que isso justifique a raridade de protestos na esquerda contra os escândalos de corrupção nos governos petistas ou invalide a pressão pelo julgamento e condenação dos mensaleiros do governo federal petista, mas estamos vendo algum direitista pedir a prisão dos envolvidos nos tantos escândalos dos governos do PSDB e DEM (como o do Metrô de São Paulo, o Mensalão Tucano, os escândalos da época de FHC etc.)? Quem quiser saber a resposta, pode procurar nos álbuns das fanpages de direita.
Primeiro, o PT nunca foi comunista, nem nos seus primeiros anos de existência nos anos 80. Segundo, hoje o PT é um partido com claras práticas de direita, como privatização de bens públicos, conservadorismo moral – pela cumplicidade na ocupação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias pelo PSC e por Marco Feliciano, pela oposição ao que Dilma chamou de
“propaganda de opções sexuais”, pela omissão ou mesmo oposição ao direito da mulher ao aborto, pela desassistência à população LGBT etc. -, desenvolvimentismo baseado nos moldes da política da ditadura militar, favorecimentos aos grandes empresários e latifundiários, repressão violenta contra manifestações populares etc. E ainda chamam esse partido de “comunista”? Isso tem dois nomes:
falácia genética (baseada nas origens socialistas do PT) e fanatismo.
Quase sempre justificam essa “PTfobia” com o argumento de que os governos de Lula e Dilma são corruptos. Mas cadê que se manifestam também como “PSDBfóbicos”, mesmo com tantos escândalos de corrupção desaguados em pizza nos governos de FHC (federal), Serra e Alckmin (SP)? Militância anticorrupção seletiva, isso vemos muito na direita.
Para fomentar o reacionarismo dos leitores, tome citações de reacionários fanáticos, que demonstram clara ignorância sobre a diversidade de correntes socialistas existentes, exageram o número de mortes nos regimes socialistas autoritários do século 20 (o que não quer dizer que essas mortes foram justificáveis, deixe-se claro) e usam faláciasnon sequitur mistas com inversão do acidente como “O socialismo autoritário do século 20 matou milhões de pessoas inocentes, logo não existe nenhuma corrente política defensora do socialismo democrático e libertário”.
A Fantástica Fábrica de Espantalhos Conservar Ltda. também fabrica espantalhos sensacionalistas e conspiracionistas, como essa pérola de que “a Rio+20 defende a redução da população por meio do aborto sistemático”.
Um protesto incitado por entidades conservadoras – diversas delas religiosas -, sob o clima de tensão da Guerra Fria e as reformas de base de Goulart as quais ameaçavam os interesses de muita gente poderosa, entidades essas que distribuíram panfletos sensacionalistas contra a esquerda, é tratado como uma manifestação espontânea – e pior, de um sentimento atual, quase 50 anos depois – que representava a “maioria” da população brasileira da época. E usam um fato de um passado de quase 50 anos atrás, de um contexto muito diferente do atual, para fazer um clamor golpista antidemocrático na época de hoje. Inteligência, a gente não vê por aqui.
Mais dos conservadores insistindo que o nazismo era “socialista”, mesmo sendo totalmente favorável à propriedade privada, à tradição e aos “bons costumes”. Sei…
Um panfleto virtual dirigido unicamente aos empresários e fazendo um jogo intelectualmente desonesto que mistura numa miscelânea quimérica a questão de grandes empresários explorarem seus empregados, a existência de juros e impostos altos e a alta da inflação para no final lançar mais um belo non sequitur, segundo o qual “o governo permite juros e impostos altos e não está controlando a inflação como deveria, logo o argumento de que o empresariado explora trabalhadores é uma lenda”.
Muitos conservadores adoram usar de espantalhos ridicularizantes e absurdos para difamar o feminismo. Eis mais uma das tantas distorções maliciosas e desonestas do antifeminismo reacionário, segundo o qual “as feministas querem impor aos meninos a transexualidade feminina”.
Direitos humanos, democracia popular, liberdades individuais, distribuição de renda, emancipação das minorias, mundo livre de preconceitos e discriminação… Tudo coisa que não presta, segundo os reaças.
Para defender o armamento civil e o aprofundamento da cultura de violência, um pouquinho de maniqueísmo ridículo misturado com mentiras sobre personalidades como Gandhi e Dalai Lama.
Incitação à violência policial, à repressão brutal das manifestações populares e ao combate ao direito do povo de se manifestar nas ruas. A gente vê isso em muitas páginas de direita.
Porque defender respeito e dignidade às pessoas trans é loucura para certos reacionários. Da mesma forma, no século 19 era considerado “coisa de louco” defender a abolição da escravidão humana e o direito feminino ao voto.
11 Comentários
Fica como sugestão também mostrar exemplo de pérolas da esquerda que só facilmente encontradas em páginas de Dilmófilos, Socialistas Estatistas, Leninistas, Maoístas e outras ligadas ao “socialismo genocida” oposto ao verdadeiro socialismo libertário.
Alguns destes socialistas veem tudo como fascista, reaçionário, eu por exemplo sou um estudante de Schimdt e Heidegger, sou da esquerda política, e sou muito atacado por pessoas que acham que por eu estudar pensadores da “direita” sou automaticamente um fascista, como se houvesse algo nativamente fascista na analatitica existencial de heidegger ou no conceito de religiao politica para Schimdt. Se voce de é de esquerda voce pode ler BONS ESCRITORES da direita, e ter capacidade de APROVEITAR o que há de melhor neles. Se a esquerda pudesse por exemplo transvalorar o paganismo da Nouvelle Droite francesa para o nosso lado por exemplo, muita coisa poderia ser somada na luta pela liberdade das formas de vida.
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2013/09/524069.shtml
São algumas coisas que esses mais ignorantes são incapazes de compreender ou simplesmente admitir: que socialismo não é unicamente o que existiu na antiga URSS; que a “família tradicional cristã” defendida por eles tem menos tempo de tradição que a “real” família tradicional; que culpar as mortes dos regimes comunistas no ateísmo faz tanto sentido quanto culpar as mortes decorrentes do tráfico na religião dos traficantes (quase todos evangélicos); que a planta da maconha tem mais utilidades que ser fumada (ao contrário de tabaco, pode gerar biocombustível, tecidos ou mesmo ser consumida) e seria bom para a economia liberar o plantio.
Outra coisa que eles idolatram é Olavo de Carvalho. Aquela múmia é outra que acredita piamente que o comunismo vai voltar.