segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Votos nulos não anulam eleições como defendem algumas pessoas

Apenas uma amostra para os defensores do voto nulo, vejam que não anulam a eleição apenas elegem pilantras e corruPTos com menos votos.

Cidade de João Paulo, Osasco tem 42% de votos nulos
Dos aproximadamente 449 mil eleitores que comparece
ram às urnas, quase 189 mil anularam os votos. Tucano, barrado pela ficha limpa, teve 119 mil votos, de acordo com o TRE-SP

fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/cidade-de-joao-paulo-cunha-osasco-tem-42-de-votos-nulos/

Um comentário:

  1. AS RAZÕES DO VOTO NULO
    O Voto Nulo existe. É constitucional, mas não tem a conotação que deveria ter, por entender-se que ele é apenas um voto de protesto. Mesmo não sendo, mais em sendo, deveria ser formalizado, e dado as razões que motivam o eleitor a optar por ele, bem como dar a ele o devido valor, considerando que ele reflete uma inquietação e uma insatisfação com o sistema eleitoral no seu todo, a começar pelas normas que regem a criação dos partidos, os órgãos aos quais são inscritos e fiscalizados (TRE e TSE), e os partidos e seus estatutos omissos e restritos nos quesitos quanto a honrabilidade dos seus membros e filiados, no cumprimento moral com a democracia A Lei da Ficha Limpa é um exemplo apenas amenizante dessa insatisfação, mas não o bastante para coibir as improbidades políticas, e a famigerada corrupção saída dos partidos através de seus filiados e candidatos, bem como, estendida por eles, no cumprimento do mandato, aos órgãos públicos. Não obstante a esses motivos, temos a conivência partidária com a demagogia e a hipocrisia, advindas das malfadadas e comprometedoras alianças. Poderemos somar a esses motivos a falta de conhecimento mais abrangente da politização, ou seja, não basta gostar, entender e fazer política, mas combater com mais propriedades as suas malesas e impropriedades. Se o voto nulo fosse divulgado com essas conotações expressas, bem como, valorizado, teríamos um maior número de adeptos dessa manifestação por uma eleição mais correta e politizada. Para que o voto nulo influenciasse no resultado das eleições, um candidato não poderia elegersse com uma minoria de votos (o seu, dos familiares e amigos), quanto mais pelo absurdo e contraproducente voto unitário. Dentro dessa premissa o voto nulo seria um voto de sabedoria, o voto racional, advindo da razão. Mais democrático e substancial do que o voto da emoção (voto da maioria). Portanto o voto nulo, com essa conotação, tem que ser divulgado por quem compete fazê-lo. Não podemos ser jogados no lixo, não somos lixos, somos partidários apenas, por uma Democracia e Estado de Direito Pleno. Reivindicamos respeito e reconhecimento pelo que pensamos politicamente. Buscamos através do voto da razão o aniquilamento do voto da emoção. Não somos perfeitos, mas podemos influenciar paulatinamente, com esse movimento conscientizador, na perfeição propriamente dita da democracia, fragilizada pela demagogia política com a anuência dos votos dos emotivos e irracionais (infelizmente a maioria).

    ResponderExcluir