terça-feira, 12 de maio de 2015

A vida dupla de Fidel Castro (5) por Felipe Moura Brasil



Fidel secretoAbaixo, o último dos cinco trechos do livro do ex-guarda-costas de Fidel Castro. Acrescento ao fim mais uma notinha sobre Lula. Tudo tão parecido.
Enquanto Cuba sofre
Fidel Castro era um excelente mergulhador e adorava pesca de arpão.
O ritual de retorno era imutável. As numerosas presas de Fidel eram enfileiradas no quebra-mar e separadas por espécie: as bremas ficavam juntas, as lagostas ficavam juntas, e assim por diante.
Os peixes pescados por Dalia, que pescava separadamente sob a proteção de dois mergulhadores de combate, eram arrumados ao lado, para ela e Fidel passar em revista ao banquete que viria a acontecer sob os comentários admirados e divertidos do séquito.
“Comandante, ¡es otra una pesca milagrosa! [outra pesca milagrosa!],” eu dizia, certo de que meu comentário arrancaria sorrisos dos principais interessados, bem como de todos os outros presentes.
Essa dolce vita representava enorme privilégio, comparada com o estilo de vida dos cubanos comuns, cuja vida espartana se tornou consideravelmente mais difícil desde a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética.
Subsídios de Moscou, que sustentaram certo nível de prosperidade, se esgotaram. A economia cubana, que dependia em quase 80% do comércio exterior com o bloco oriental, estava desmoronando como um castelo de cartas e as famílias sobreviviam em filas para conseguir pão enquanto o PIB despencava 35% e o fornecimento de eletricidade era gravemente inadequado.
Enquanto isso, Fidel Castro bebericava uísque com gelo e comia peixe fresco na sombra da ilha secreta.
* Tradução de Claudia Costa Chaves a pedido deste blog.
** Nota:
Enquanto o Brasil sofre, Lula bebe uísque Black Label, como noticiou a Folha hoje mesmo, em festa regada a champanhe Barons de Rothschild Brut e vinho tinto Chateau Lafite Monteil.
lula bebe
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/05/11/a-vida-dupla-de-fidel-castro-5/

Nenhum comentário:

Postar um comentário