sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lava-Jato: PF erra ao pedir ao Supremo para ouvir o lobista Lula, cidadão comum e sem privilégios

lula_383Soltando a voz – Em 28 de agosto de agosto de 2014, oUCHO.INFO afirmou, sem medo de errar, que a Operação Lava-Jato, cedo ou tarde, haveria de subir a rampa do Palácio do Planalto, alvejando os integrantes do mais corrupto governo da história nacional. Desde então, com o tempo avançando de forma firme e paulatina, fatos no escopo da operação da Polícia Federal confirmaram nossa previsão. Até porque, como um dos denunciantes do esquema de corrupção que culminou com a ação policial, o editor sabe muito mais sobre o imbróglio do que muitos políticos gostariam.
De tal modo, a PF enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva seja ouvido no inquérito que investiga a participação de políticos no Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história. O pedido endereçado ao STF é da lavra do delegado federal Josélio Azevedo de Sousa, que cultiva a suspeita de que o agora lobista Lula poder ter sido “beneficiado pelo esquema em curso na Petrobrás, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo”.
Além de Lula, o delegado da PF quer ouvir também a ex-ministra Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência), Gilberto Carvalho (ex-chefe da Secretaria-Geral da Presidência) e José Dirceu de Oliveira e Silva (ex-chefe da Casa Civil de Lula), que está preso em Curitiba por determinação do juiz Sérgio Moro.
O pedido da PF, que pode ser acatado ou não pelo Supremo, baseia-se em depoimentos de delatores da Lava-Jato, o doleiro Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobras) e Pedro Barusco (ex-gerente de Engenharia da estatal).
No documento enviado à Suprema Corte, o delegado Josélio Sousa destaca que Costa e Youssef “presumem que o ex-presidente tivesse conhecimento do esquema de corrupção descortinado na Petrobrás em razão das características e dimensão do mesmo”.
O delegado destaca que os delatores não dispõem de documentos capazes de provar o envolvimento de Lula no Petrolão, mas a PF entende ser impossível dissociar o esquema de poder político do criminoso desvio de recursos da Petrobras.
“Dentro dessa lógica, os indícios devem ser buscados não apenas no rastreamento e identificação de vantagens pessoais que por ventura foram obtidas pelo então presidente, mas também nos atos de governo que possibilitaram que o esquema se instituísse e fosse mantido uma vez que tal como assinalado, não se trata apenas de um caso de corrupção clássica”, afirma o documento.


fonte: http://ucho.info/lava-jato-pf-erra-ao-pedir-ao-supremo-para-ouvir-o-lobista-lula-cidadao-comum-e-sem-privilegios

Nenhum comentário:

Postar um comentário