sábado, 20 de junho de 2015

Mais um Caô da Dilma,Lula e PT: Ex-secretário do Tesouro assume culpa pelas ‘pedaladas’ fiscais

"MAIS UM LARANJA? Essa Dilma, LULA, PT e Governo CORRUPTO,tá pensando que o Povo é OTÁRIO

Para Aécio Neves, confissão de Arno Augustin reforça a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff no episódio

POR 

BRASÍLIA — O ex-secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, assumiu a responsabilidade pelas pedaladas fiscais de 2014 em documento elaborado no final do ano passado. A nota técnica número 06 do Tesouro, redigida pela Coordenação-Geral de Programação Financeira (Cofin) e pela Subsecretaria de Política Fiscal (Supof) e assinada por Augustin no dia 30 de dezembro, conclui que o secretário é quem dá a palavra final sobre a liberação de recursos públicos para os demais órgãos.
Os dois últimos itens da nota de duas páginas são os que deixam claro que Augustin se colocou como o responsável por operações como o atraso no repasse de dinheiro do Tesouro para bancos públicos, obrigando essas instituições a pagarem despesas da União com recursos próprios. Essas manobras foram consideradas como um descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O item 11 afirma: “Uma vez consolidadas, as solicitações de liberações de recursos são encaminhadas para a chefia imediata, a saber, Subsecretário de Política Fiscal e Diretor de Programas, com vistas a submeter ao secretário do Tesouro do Nacional a decisão quanto ao atendimento das liberações solicitadas. De posse das informações, o secretário do Tesouro Nacional decide o montante a ser liberado em cada item da programação financeira, determinando ao Subsecretário de Política Fiscal, ao Diretor de Programas e a Cofin que adotem as providências para a operacionalização das liberações de recursos por ele autorizadas”.
E o item 12 conclui: “Dessa forma, reitero que cumpre à Supof e à Cofin procederem na operacionalização da liberação/transferência desses recursos, posteriormente à autorização de liberação pelo secretário do Tesouro Nacional”.
BODE EXPIATÓRIO
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse hoje que a oposição não vai permitir que o ex-secretário se transforme no "bode expiatório" das chamadas pedaladas fiscais promovidas pelo governo e afirmou que a confissão dele só reforça a responsabilidade final da presidente Dilma Rousseff. Em documento, o ex-secretário assumiu a responsabilidade pelas manobras fiscais que estão agora sendo analisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Nesta semana, o TCU deu prazo de 30 dias para que a presidente Dilma dê explicações sobre as contas de 2014.

— Ele (Arno Augustin) era a cara metade da presidente Dilma, como ambos gostavam de dizer e era reconhecido. Se o Arno Augustin assume a responsabilidade, na minha avaliação, é como se a própria presidente da República assumisse a responsabilidade — disse Aécio.
Candidato derrotado por Dilma nas eleições de 2014, Aécio disse que alertou durante a campanha eleitoral sobre as manobras fiscais e problemas com pagamento do Bolsa Família, por exemplo.
O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), vai na mesma linha e disse que o PT tenta transformar Arno no novo Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT condenado no caso do Mensalão.
— O governo Dilma tenta desesperadamente um bode expiatório. Isso não exime de culpa a presidente, que tinha ciência de tudo quem estava sendo feito. Querem transformar o Arno num Delúbio Soares — disse Caiado.
Para Aécio, o governo não conseguirá transformar Arno no único culpado.
— Isso é impossível, porque a responsabilidade final é da presidente da República. Os decretos de contingenciamento, por exemplo, chamados no relatório de Augusto Nardes (ministro relator das contas de Dilma no TCU) de fraudulentos, são assinados pela presidente da República. A terceirização de responsabilidades é uma marca do governo do PT, mas já deu. Não há mais espaço para isso e todos que tem responsabilidade tem a obrigação de responder por elas.
Arno Augustin e a presidente Dilma são muito próximos, desde quando trabalharam nos governos petistas no Rio Grande do Sul — disse Aécio,ironizando— Na chamada nova matriz econômica – cantada em verso e prosa pelo governo e que tanta infelicidade trouxe para o Brasil –, a instrução era capitaneada e conduzida pelo Arno Augustin e com a participação permanente da presidente da República. Então, torna a coisa assim ainda mais grave — disse Aécio.
O senador disse esperar que o TCU tome uma decisão "técnica" sobre as contas de Dilma.
— Vamos estar acompanhando, nesses 29 dias que restam (do prazo dado a Dilma) a decisão do TCU. Os documentos, as análises são tão claras, tão cristalinas que não há como aprovar as contas da presidente da República. O Tribunal de Contas que terá oportunidade de fazer história e mostrar que não é um órgão submisso ao Executivo — disse Aécio.







FONTE: http://oglobo.globo.com/brasil/ex-secretario-do-tesouro-assume-culpa-pelas-pedaladas-fiscais-16494081?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O+Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário