quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CorruPTos IncomPeTentes: Mais um erro de planejamento do PT: pré-sal está dando prejuízo à Petrobras Por Marlos Ápyus

A arriscada aposta num produto caro e de baixa qualidade não vem nem se pagando.

Por mais que represente uma grande reserva de petróleo para o país, a a produção nas áreas do pré-sal sempre foi uma aposta de risco de um PT ávido por um nacionalismo que oxigenasse seu populismo e garantisse seguidas vitórias nas urnas. As vitórias vieram. Assim como a derrota na exploração do óleo. Quem diz isso é Oswaldo Pedrosa, presidente da PPSA, estatal nascida apenas para gerir tais recursos.
Acontece que o petróleo sugado dessas profundas regiões é de baixa qualidade. E exige tal esforço que o torna caro mesmo não sendo atraente ao mercado externo. Resultado: só gera algum lucro quando o mercado internacional paga algo acima de US$ 55,00 por barril. Mas este barril anda sendo negociado a US$ 49,00 recentemente,
A expectativa não é boa até para a gigantesca reserva encontrada na Bacia de Santos. Explica Pedrosa: “Então Libra hoje opera em prejuízo? Não, porque ela ainda não entrou em operação.
Míriam Leitão foi certeira ao comparar a política econômica do PT à política econômica dos governos militares. De fato: prometiam um milagre econômica, devolveram elefantes brancos, inflação e dívidas, além de um sistema público quebrado nas mais variadas esferas. A seguir por esse caminho, o pré-sal, com o perdão do trocadilho, pode resultar num enorme elefante preto.

Fonte: http://www.implicante.org/noticias/mais-um-erro-de-planejamento-do-pt-pre-sal-esta-dando-prejuizo-a-petrobras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário