segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mais um escandalo na Petrobras: Petrobras: Noruega acusa empresário de corrupção; se confirmado, será um dos maiores escândalos do país


O fundador da companhia norueguesa Sevan, fabricante de plataformas marítimas flutuantes, foi acusado pelas autoridades daquele país de suborno e de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, o Petrolão, que funcionou de forma deliberada na estatal brasileira ao longo de uma década.
A Sevan e sua antiga filial Sevan Drilling foram acusadas de violar dois artigos do Código Penal norueguês por terem pago vários milhões de coroas em subornos a um mediador brasileiro para obter dois contratos com a Petrobras, assinados entre 2005 e 2008. O tal mediador não foi identificado pela imprensa norueguesa.
“É surpreendente o que estão investigando agora; é incompreensível que nossos pagamentos possam ter ido para pessoas na Petrobras e para políticos no Brasil”, ressaltou Arne Smedal, fundador da Sevan, ao jornal Dagens Næringsliv, ao confirmar ter sido acusado na investigação, embora tenha garantido desconhecer o esquema. O empresário não citou nominalmente nenhum político que teria sido beneficiado no esquema.
A Sevan admitiu neste fim de semana que a polícia norueguesa para crimes financeiros (Økokrim, em norueguês) revistou na sexta-feira (16) vários de seus escritórios e que tinha sido acusada de corrupção junto com a Sevan Drilling, controlada desde 2011 pela também norueguesa Seadrill.
Um relatório de um escritório de advogados contratado pela Sevan em 2015, quando a imprensa brasileira vinculou a companhia ao caso Petrobras, concluiu que “é mais provável do que improvável que a empresa tenha pago subornos” para vencer licitações no Brasil, operação que tinha como pano de fundo as plataformas Sevan Piranema, Sevan Driller e Sevan Brasil.
A Sevan comunicou que o relatório foi enviado às autoridades norueguesas. Se confirmado, o crime pode ser um dos maiores casos de corrupção da história da Noruega. Ao que parece, a roubalheira no Brasil está assolando até o país famoso por ter baixíssimos índices de corrupção.

fonte: http://ucho.info/petrobras-noruega-acusa-empresario-de-corrupcao-se-confirmado-sera-um-dos-maiores-escandalos-do-pais