terça-feira, 28 de julho de 2015

A culpa é sua! Ou: Cada povo tem o governo que merece?

Não é boa estratégia política culpar os eleitores pelo caos. Ao contrário: o objetivo, agora, é atrair o máximo de gente que for possível para o lado de cá, ou seja, para a oposição ao governo petista. Ainda bem que não sou político! Posso esfregar certas verdades na cara dos outros sem me preocupar com a perda de votos. Não sou candidato a nada. Quero apenas minha liberdade para dizer o que penso. E o que penso dessa turma toda que votou no PT nessas últimas eleições não é nada elogioso.

Claro, todos podem mudar de opinião, acordar, reconhecer os erros do passado. Isso é louvável. Mas confesso: creio, como já escrevi aqui, que boa parte da indignação tem mais ligação com a grave crise econômica do que com valores e princípios morais. Se a economia brasileira estivesse crescendo 2% em vez de caindo 2%, e se a inflação estivesse em 5% em vez de quase 10%, será que a revolta seria a mesma?
Pois é. Então essa verdade precisa ser dita e repetida por alguns “kamikazes” que não estão em busca de voto, e sim da própria verdade: o povo tem culpa no cartório! Aquele adesivo que fizeram logo após a última eleição tentou capturar bem isso: “Não tenho culpa; votei no Aécio”. O PT não chegou e ficou no poder por tanto tempo sem cúmplices, muitos cúmplices. Essa gente toda não pode simplesmente fingir que nada aconteceu lá atrás, que não contribuiu de alguma forma para esse quadro caótico atual.
Em 2009, portanto lá atrás e quando a economia ainda não tinha acusado o golpe do populismo, mas depois de mensalão e vários outros escândalos, gravei um desabafo um tanto revoltado com essa mensagem: quer um culpado para o “circo de Brasília”? Então olhe no espelho! Acho que é um direito legítimo meu resgatar esse vídeo hoje, pois quero, sim, perdoar quem colaborou com essa quadrilha no poder se o arrependimento for real, mas não eximir esses cúmplices de responsabilidade pelo que temos hoje. Só muda mesmo quem faz um doloroso e sincero mea culpa. Lá vai:


fonte: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/politica/a-culpa-e-sua-ou-cada-povo-tem-o-governo-que-merece/




Nenhum comentário:

Postar um comentário