sexta-feira, 24 de julho de 2015

Brasil caminha para convulsão social por Jorge Serrão (Alerta Total)


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Estrangeiros, sobretudo os controladores britânicos da economia globalitária, nunca fazem análises isentas e descompromissadas sobre o Brasil. Não foge a esta tendência a pancada analítica mais recente, dada pelo diário britânico Financial Times (que o grupo Pearson confirma estar vendendo, provavelmente para os japoneses do mundo digital). O grande interesse dos patrocinadores do jornal é aproveitar a crise estrutural tupiniquim para adquirir o controle de nossas principais empresas - inclusive usando chineses como "laranjas".

O virulento texto do FT, tão festejado pela pretensa "oposição" e por alguns analistas midiáticos sem noção da realidade, peca por elementar burrice analítica. No editorial “Recessão e corrupção: a podridão crescente no Brasil”, o editorialista comete estupidez ou erro de paradigma analítico ao afirmar que "as instituições democráticas no Brasil têm força". Só quem está muito de fora (e por fora) do problema estrutural brasileiro consegue defender esta "tese" ingênua e incorreta.

Na verdade nua e crua, o impasse institucional brasileiro, combinado com a crise econômica, a insegurança do Direito, a corrupção sistêmica, a impunidade e a violência urbana sem controle, empurram o Brasil para um estágio de pré-convulsão social. O Brasil parece cada vez mais com aquela velha República de Weimar que antecedeu à escalada nacional socialista de Adolf Hitler na Alemanha. Recessão, estagflação, radicalismo ideológico e fraqueza das instituições costumam levar qualquer lugar ao caos - que demandará "força autoritária" como pretensa solução...

O risco de uma convulsão, com ruptura institucional, é um cenário cada vez mais próximo e possível - mesmo no Brasil em que se cultua o falso mito de uma passividade e pacifismo de um povo. O maior risco que o processo de convulsão social pode gerar interessa demais aos controladores globalitários: a divisão do Brasil, não em uma república federativa (coisa que, de verdade, nunca conseguimos implantar desde o golpe de Estado que derrubou o Império em 15 de novembro de 1889), mas sim na criação de estados fragmentados.

Todos os desgovernos a partir da chamada Nova República (1985) vêm colaborando para gerar as pré-condições históricas para que o separatismo artificial seja incluído na agenda. O Brasil precisa de um federalismo de verdade, igual ao modelo norte-americano, onde o governo da União mantém a unidade nacional, a partir do estrito respeito constitucional à soberania dos estados membros. O problema nosso é que o Brasil não passou por uma revolução, igual a dos EUA, que implantou um federalismo equilibrado. Nosso modelo resultou de uma ação interventora do Poder Federal - que causa, originariamente, todas as nossas falhas estruturais da Nação.

  
O Brasil precisa ser reinventado se quiser continuar sendo o País que parece ser. Por isso, é chover no molhado e perder tempo dar importância à análise do FT sobre a “incompetência, arrogância e corrupção quebraram a magia” do país ou à frase que tanto chocou a cúpula de nossa politicagem governamental: ”O Brasil hoje tem sido comparado a um filme de terror sem fim”Os britânicos só acertam, enxergando o óbvio ululante, que “pode ser que tempos mais difíceis estejam adiante do Brasil”. 

Nosso problema central não é se Dilma vai cair por impeachment ou pedir para sair (inventando alguma doença). Se a saída dela acontecer, o que a pressão político-popular torce que acontece o mais breve possível, fica a maior das dúvidas: como será o dia seguinte. O famoso "day-after" não está totalmente desenhado. Soluções para o aprimoramento institucional existem. No entanto, não são consensuais entre o que se pode chamar de "Elite Moral". A massa, sempre pragmática, sempre torce pela fórmula mágica promovida por algum "salvador da pátria".

Golpe? As instituições já estão golpeadas pela governança do crime institucionalizado, sem previsão de punição, a não ser com o rigor seletivo contra os inimigos de ocasião (no caso atual, os empresários corruptos). Alguns políticos, parceiros deles, podem entrar também pelo cano. No entanto, a realidade de sacanagem e roubalheira não vai mudar radicalmente, porque o sistema continuará o mesmo. As punições, se realmente ocorrerem, vão atingir algumas moscas varejeiras. O modelo continuará intocável - a não ser que a crise gere alguma "revolução".

Nas condições atuais, se depender da cúpula dos militares, não haverá apoio imediato a nenhuma espécie de "intervenção constitucional". O famoso e sempre temido "golpe militar", então, nem se fala. Trata-se de um fenômeno fora de cogitação - a não ser que as legiões sejam tiradas da "zona de conforto" (aliás, nada confortável). O fato concreto é que as condições de hoje tendem a degenerar em convulsão política e social. Aí sim, querendo ou não, as Forças Armadas podem ser forçadas a entrar em campo. Ocorre que é consenso entre analistas na caserna que, se isto acontecer, será uma "intervenção pontual".

Por enquanto, Bruzundanga está naquele ritmo de (nem) pagar para ver. Banqueiros já começam a se preocupar, seriamente, com a inadimplência e o calote - que saem do controle. Os juros altos, as taxas absurdas e o fornecimento de crédito de forma irresponsável, mais para o consumismo que para a produção, criaram um monstro que se volta contra os criadores rentistas - que comemoram recordes de lucros, enquanto a ignorante sociedade brasileira paga a conta do modelo equivocado e da estrutura ineficiente, gastadora e falida - moral e economicamente. O medinho da banqueiragem é o componente novo no cenário de caos que tende a se aprofundar no Brasil.

A confusão - ou convulsão - que vem adiante não consegue ser prevista pelos estrangeiros. Enquanto isto, continuamos assistindo às ilusões de poder da Rainha Dilma e de seu vice Michel Temer, agora rompido com a cúpula da Maçonaria Inglesa que o fez chegar ao grau de Mestre Maçom. O teatro da politicagem se torna cada vez mais patético. Os três poderem pagam tradicomédia. Na hora do pega-pra-capar, a grande dúvida é quem conseguirá se salvar. Miami vai ficar pequena para tanto autoexilado...

Giro complicado


Pegou muito mal o adiamento da entrevista que Dilma Rousseff daria à bela Mariana Godoy, na Rede TV!: tudo indica que foi o temor de mais um megapanelaço nunca antes visto e ouvido na história mal contada do Brasil...

Empurrando a extradição


Preferência Nacional

A Petrobras já está saindo da Argentina...

Diga não à corrupção essa conta não é Nossa!!

ATENÇÃO PARA AS CIDADES PARTICIPANTES DO DIA 16/8
Organizados pelos movimentos da ALIANÇA, MBL, ROL, VPR.

Americana/SP - 16h - Praça do Trabalhador (Avenida Brasil)
Anápolis/GO - 14h - Praça Dom Emanuel
Apucarana/PR - 15h - Praça Rui Barbosa
Araçatuba/SP - 9h30 - Av. Brasília x Pompeu
Arapiraca/AL - 15h - Praça Marques
Araponga/MG - 15h - Praça Mauá
Araraquara/SP - 15h - Teatro Municipal
Araras/SP - 17h - Praça Barão De Araras
Bebedouro/SP - 10h - Praça da Matriz (Concha Acústica)
Belém/PA - 08h - Escadinha Estação das Docas
Belo Horizonte/MG - 10h - Praça da Liberdade
Betim/MG - 09h - Praça Tiradentes
Blumenau/SC - 14h - Em frente a Prefeitura
Botucatu/SP - 10h - Largo da Catedral
Brasilia/DF - 09h30 - Museu Nacional - Esplanada dos Ministérios
Cachoeira/BA - 15h - Praça 25
Cachoeiro do Itapemirim/MG - 9h - Praça Jerônimo Monteiro
Camaçari/BA - 9h30 - Praça Des. Montenegro
Campina Grande/PB - 15h30 - Praça da Bandeira
Campinas/SP - 14h - Largo do Rosário
Campo Grande/MS - 14h - Praça do Rádio
Campos Novos/SC - 16h - Praça Lauro Muller
Canela/RS - 13h30 - Catedral de Pedra
Canoas/RS - 15h - Praça do Avião
Cascavel/PR - 15h - CT N. Sra. Aparecida
Cataguases/MG - 10h - Praça Santa Rita
Caxias do Sul/RS - 15h30 - Praça Dante
Cerquilho/SP - 15h - Praça do Convívio
Chapecó/SC - Praça Coronel Bertaso
Conceição do Coité/BA - 15h - Praça da Matriz
Criciuma/SC - 16h - Parque das Nações
Cuiabá/MT - 16h - Praça Alencastro
Curitiba/PR - 14h - Praça Santos Andrade
Curvelo/MG - 10h - Praça Central do Brasil
Divinópolis/MG - 15h30 - Praça do Santuário
Espumoso - 15h - Praça Borges Medeiros
Feira de Santana/BA - 15h - No estacionamento em frente a Prefeitura
Florianópolis/SC - 15h - Trapiche da Beira-Mar
Fortaleza/CE - 15h - Praça Portugal
Foz do Iguaçu/PR - 9h - Praça do Mitre
Francisco Beltrão/PR - 15h - Calçadão da Igreja Matriz
General Salgado/SP - 10h - Calçadão
Goiânia/GO - 14h - Praça do Bandeirante
Guarapuava/PR - 16h - Praça Cleve
Ilhéus/BA - 15h30 - CT Dom Eduardo
Imbé/RS - 14h - Prefeitura
Indaiatuba/SP - 9h30 - Parque Ecológico
Ipatinga/MG - 10h - Feira do Canaã
Iraty/PR - 15h30 - Praça da Bandeira
Itabuna/BA - 15h - Jardim do Ó
Itapema/SC - 15h - Praça da Paz
Itú/SP - 16h30 - Praça da Matriz
Ituiutaba/MG - 15h30 - Praça Conego Angelo
Jacareí - 10h - Parque da Cidade
João Pessoa - 13h30 - Parque da Cidade
Joinville/SC - 15h30 - Praça da Bandeira
Juiz de Fora/MG - 10h - Praça de São Mateus
Jundiaí/SP - 09h30 - Av. Nove de Julho
Lajeado/RS - 15h - Parque Theobaldoo Dick
Limeira/SP - 15h - Praça Toledo de Barros
Londrina/PR - 15h - Colégio Vicente Rijo
Macapá/AP - 15h - Praça das Bandeira
Maceió/AL - 09h - Corredor Vera Arruda
Manaus/AM - 16h - Av. Djalma Batista com Rua Para
Maringá/PR - 14h - Catedral
Mogi Das Cruzes/SP - 09h - Pca Oswaldo Cruz (praça do relógio)
Mogi-Guaçu/SP - 14h - Campo da Brahma
Mossoró/RN - 16h - Rua João Marcelino, Praça do Diocesano.
Natal/RN - 15h - Midway Mall
Niterói/RJ - 10h - Reitoria UFF
Novo Hamburgo/RS - 15h - Praça Punta del Este
Orobó/PE - 15h - Quadra Central
Osasco/SP - 14h - Estação de Trem
Ourinhos/SP - 16h - Praça Mello Peixoto
Palmas/TO - 16h - Praça do Girassol
Paranavaí/PR - 14h - Praça dos Pioneiros
Pelotas/RS - 15h - Praça Cel P. Osório
Petrolina/PE - 15h30 - Praça da Catedral
Pindamonhagaba/SP - 15h - Praça da Cascata
Piracicaba/SP - 09h - Praça Jose Bonifácio
Porto Alegre/RS - 16h - Parcão
Promissão/SP - 10h - Praça Nove de Julho
Recife/PE - 09h30 - Av Boa Viagem
Resende/RJ - 14h - Calçadão Campos Elísios
Ribeirão Preto/SP - 10h - Praça XV
Rio Claro/SP - 09h - Praça dos Bancos
Rio de Janeiro/RJ - 11h - Praia de Copacabana em frente à Rua Sousa Lima, Posto 5
Salto/SP - 16h - Praça XV
Salvador/BA - 09h - Farol da Barra
Santa Cruz do Sul/RS - 15h - Praça do Palacinho
Santa Luzia/MG - 11h - Av. Brasilia
São Carlos/SP - 10h - Av: Comendador Alfredo Maffei, 2454 (Praça do Mercado)
São Gabriel/RS - 14h - Trevo entrada da cidade
São João del Rei/MG - 15h - Praça Estação Ferroviária
São José dos Campos/SP - 14h - Praça Afonso Pena
São Lourenço/MG - 15h - Praça João Lage
São Paulo/SP - 14h - Av. Paulista (R. Pamplona, MASP)
São Vicente/SP - 14h - Praça da Independência
Sapiranga/RS - 15h - Parcão
Sorocaba/SP - 15h - Praça do Canhão
Teófilo Otoni/MG - 20h - Praça Tiradentes
Teresina/PI - 16h - Av. Mar. Castelo Branco em frente à Alepi
Timbó/SC - 9h - Prefeitura
Uberlândia/MG - 10h - Praça Tubal Vilela
Vacaria - 15h - Praça Daltro Filho
Vinhedo - 14h - Portal
Vitoria/ES - 14h - Praça do Papa
Vitória da Conquista/ES - 9h - Praça Guadalajara
Volta Redonda/RJ - 09h30 - Praça Brasil

EXTERIOR
Cochabamba, Bolívia - 12h - Praça das Bandeiras
Dublin, Irlanda - 16h - Embaixada do Brasil
Lisboa, Portugal - 16h - Praça Luís de Camões
Londres, Inglaterra - 16h - Embaixada do Brasil
Miami, EUA - 15h - Bayside
Milão, Itália - 16h - Consulado Brasileiro
New York - 14h - Times Square 45/46
Porto, Portugal - 16h - Consulado Brasileiro
Seattle, EUA - 14h - Seattle Mall
Sydney, Austrália - 16h - Martin Place
Toronto, Canada - 14h - Queen's Park
Washington, EUA - 10h - Embaixada do Brasil

Confirmem, convidem, compartilhem:
ALIANÇA: https://www.facebook.com/events/786883924765799/


fonte: http://www.alertatotal.net/2015/07/brasil-caminha-para-convulsao-social.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário