terça-feira, 28 de julho de 2015

Mais um juiz amigo de corruPTos?: Parem o STJ! Anotações de Marcelo Odebrecht citam ministro que vai julgar habeas corpus como seu benfeitor


alx_marcelo-odebrecht-lava-jato-20150620-04_originalO site de VEJA informa que Marcelo Odebrecht aproximou-se do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, enquanto via empresários concorrentes encrencados com a Operação Lava Jato.
Diz a matéria de Laryssa Borges:
“Mensagens cifradas apreendidas no telefone celular do empreiteiro indicam que o executivo listava Falcão como uma das autoridades que, no limite, podiam atuar em seu benefício em caso de problemas judiciais. No momento em que o empresário tenta conseguir um habeas corpus para ser liberado, está nas mãos do próprio ministro Francisco Falcão o recurso que tenta interromper seus mais de 35 dias de cadeia. Embora esteja preso desde junho, o habeas corpus no STJ foi pensado para ser apresentado apenas nos últimos dias. É que assim o recurso seria estrategicamente distribuído ao ministro, responsável pela segunda metade do plantão do tribunal no recesso do Judiciário.”
Tem mais: até a recompensa pela liberação estaria prevista.
“Em Brasília, Francisco Falcão tem como um dos principais interesses conseguir emplacar o desembargador Marcelo Navarro Dantas para a vaga aberta no STJ com a aposentadoria de Ari Pargendler. Nos bastidores, tem feito investidas no Palácio do Planalto e no Congresso para conseguir que o apadrinhado se torne ministro. Dantas recebeu 20 votos e foi o segundo colocado na lista de candidatos a ser encaminhada à presidente Dilma Rousseff, a quem cabe, ao final, escolher o novo ministro do STJ. Joel Paciornik, com 21 votos, e Fernando Quadros, com 18, completam a relação de indicados à vaga. Interlocutores dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) não têm dúvida: um despacho de Falcão favorável à liberdade de Marcelo Odebrecht seria devidamente recompensado com a indicação de Navarro Dantas para o STJ.
O nome disso seria golpe. Mais um golpe no Poder Judiciário para blindar Lula e Dilma Rousseff, com a cumplicidade da petista.
“Nas mensagens cifradas no celular de Marcelo Odebrecht aparecem referências a ‘Falcão’ e a ‘Aprox STJ’. O contexto da conversa não foi decodificado pela Polícia Federal. A defesa do empreiteiro tem até a meia noite de hoje para explicar item por item as menções feitas pelo executivo aos mais diversos políticos.”
Falcão deveria se declarar impedido de julgar o habeas corpus de Marcelo enquanto a questão não é esclarecida, o que dificilmente vai fazer.
A boa notícia, no entanto, é que a estratégia de Marcelo de se aproximar do STJ “acabou desmontada pela decisão do juiz Sergio Moro de decretar uma nova prisão preventiva do executivo na última sexta-feira. Com a recente ordem de prisão, mesmo que o ministro Francisco Falcão libere o empresário com a expectativa de conseguir a nomeação do apadrinhado para o STJ, Marcelo Odebrecht continua atrás das grades por haver uma nova ordem de prisão contra ele”, já que, segundo o juiz, “surgiram diversos elementos probatórios”.
Que Sergio Moro continue assim: sempre dois passos à frente dessa gente.


fonte: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/07/27/parem-o-stj-anotacoes-de-marcelo-odebrecht-citam-ministro-que-vai-julgar-habeas-corpus-como-seu-benfeitor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário