sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tudo para ganharem as eleições, mentiras e esconder informações verdadeiras:Ex-diretor reafirma proibição à divulgação de dados na eleição

NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO MAIS SUJA DA HISTÓRIA, DILMA E SANTANA JAMAIS DEIXARIAM DIVULGAR QUE A POBREZA AUMENTAVA...E CONTARAM COM O M.NERI PARA ISSO...DEPOIS, O LIMARAM...




"O ex-diretor do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Herton Araújo contou à Justiça Eleitoral que foi impedido de divulgar, durante a campanha de 2014, dados da Pnad/2013 que mostravam AUMENTO da extrema pobreza no Brasil. O depoimento foi tomado em 27 de maio e faz parte de uma ação movida no final do ano passado pelo PSDB contra Dilma Rousseff e Michel Temer no TSE. 

A ação pede a cassação da chapa encabeçada pela petista por abuso de poder econômico e político.O Ipea é vinculado à SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência).

No depoimento, a que a Folha teve acesso, Araújo disse que os dados mostravam que a ''pobreza tinha aumentado de 3, alguma coisa para 4, alguma coisa''. Ele afirmou ter entrado em contato com o então presidente do Ipea, Serguei Soares: "Olha, esse aumento é marginal, e a gente tem que falar isso para a população''. 
Segundo Araújo, a divulgação da Pnad era praxe. "Aí eu recebi a notícia de que eu não podia falar com a imprensa por causa da lei eleitoral."Mais adiante, Araújo conta ter recebido um e-mail de ''um diretor'' com os dizeres: "'É, Herton, acho que nesse período de eleição', ele até brincou assim, 'o que é terra vira mar e o que é mar vira terra. Eu estou com um monte de produto aqui que eu estou querendo divulgar e foi pedido para a gente divulgar só depois das eleições'." 
O ex-diretor do Ipea foi interrogado se o assunto foi levado a outras esferas do Poder Executivo, como ministros. "ELE disse que, quando entregou sua carta de demissão, o então ministro Marcelo Neri o procurou para tentar reverter a sua decisão. "[Neri] Sabia que tinha aumentado (...), aí quando o dado foi ruim, ele recuou. Na minha opinião. Como estava aquele contra-ataque na política, a política influenciou muito. Acho que as pessoas ficaram com medo'', disse.


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1653594-ex-diretor-reafirma-proibicao-a-divulgacao-de-dados-na-eleicao.shtml





Nenhum comentário:

Postar um comentário